16 junho 2017
Município de Borba acompanha a situação de seca
O país atravessa um período de seca, estando 71,4% do território em estado de seca moderada, de acordo com o último Boletim Climatológico referente ao mês de maio emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Esta situação atinge a região do Alentejo e o concelho de Borba. O Município de Borba tem vindo a acompanhar o desenvolvimento da escassez de água, com reuniões regulares mantidas com a empresa Águas de Lisboa e Vale do Tejo (entidade responsável pelo fornecimento de água em alta), de forma a minimizar os impactes decorrentes. Os dois anos consecutivos de seca provocaram um rebaixamento dos níveis nas captações que abastecem o concelho, e as temperaturas extremas que se têm feito sentir têm provocado um aumento desmedido de consumo, tornando difícil a manutenção dos níveis nos reservatórios.
A Águas de Lisboa e Vale do Tejo considera que a situação já assume dimensões preocupantes para o abastecimento no concelho, sendo necessário preservar um recurso escasso como é a água para consumo humano, alerta para a necessidade de uma utilização racional e sustentável da mesma.
Admitindo que situação de escassez possa vir a agravar-se no período de estiagem que se aproxima, e procurando fazer face à situação, a Águas de Lisboa e Vale do Tejo está a desenvolver, em articulação com a Câmara Municipal de Borba, um conjunto de diligências com vista a minorar os impactos decorrentes. Entre as medidas preventivas inclui-se o reforço de abastecimento recorrendo ao transporte de água potável em camiões cisterna.
A autarquia apela à população, face à situação de escassez de água, para a sua utilização de forma moderada e consciente, adotando boas práticas de consumo nestes meses quentes, como não lavar ruas e viaturas na via pública, reduzir as regas aos mínimos necessários, evitar banhos de imersão, evitar as lavagens de máquinas sem as cargas completas e reparar válvulas que estejam avariadas. Caso verifique situações de fuga ou de fraude, contacte os serviços da autarquia. Porque ninguém vive sem água, faça desta causa a sua causa! Poupe água!