25 junho 2018

ETAR de Rio de Moinhos avança

O Presidente da Câmara de Borba abriu a Cerimónia de assinatura do Contrato da ETAR de Rio de Moinhos, esta manhã em Borba, afirmando que "hoje é um dia muito importante para o concelho de Borba e para a freguesia de Rio de Moinhos".

​Com a presença do Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Águas de Lisboa e Vale do Tejo, Eng. José Sardinha, foi assinado o contrato de Adjudicação da obra de construção da nova ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Rio de Moinhos, obra que se prevê pronta daqui a dois anos.

Hoje começou a concretizar-se de uma velha aspiração da freguesia e do concelho, o resultado de muito trabalho e compromisso final em entre a "Águas de Lisboa e Vale do Tejo", a Câmara de Borba, a Junta de Freguesia e os empresários de Rio de Moinhos, em especial, os queijeiros.

Trata-se de um investimento de dois milhões de euros, para construir a ETAR e o Sistema Intercetor (constituído pelas estações do barro Branco, de Rio de Moinhos e emissários e condutas elevatórias) de saneamento de Rio de Moinhos. A obra arranca ainda este ano e foi hoje adjudicada ao Consórcio "Espina e Delfin". A apresentação de toda a intervenção e trabalhos a realizar esteve a cargo do Administrador da Águas de Lisboa e Vale do Tejo, Eng. Barnabé Pisco, natural de S. Tiago de Rio de Moinhos.

Para além do senhor Presidente da Câmara de Borba, António Anselmo e dos administradores e técnicos da empresa Águas de Lisboa e Vale do Tejo e dos representantes da empresa a quem a obra foi adjudicada, estiveram na cerimónia os senhores Vereadores Joaquim Espanhol e Quintino Cordeiro, a Senhora Presidente da Assembleia Municipal de Borba, Célia Alpalhão, o senhor Presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, Francisco Rijo, para além de técnicos do Município de Borba.​