16 março 2015
Borba vai ter Gabinete de Informação ao Consumidor
O Município de Borba vai contar com um Gabinete de Informação ao Consumidor, fruto de um protocolo de cooperação que foi assinado com a apDC – Associação Portuguesa de Direito do Consumo.
A assinatura do protocolo foi efetuada
este domingo, 15 de março, no decorrer das celebrações do Dia Mundial dos
Direitos do Consumidor, realizadas no Cineteatro de Borba, onde foram debatidos
diversos temas, como os “Serviços públicos essenciais: direitos e deveres dos
consumidores das águas ao telefone”, “Contratos à distância e fora de
estabelecimento” e “As garantias na compra e venda de bens móveis e imóveis”. A
sessão contou com as intervenções do Prof. Mário Frota, presidente da apDC,
Dra. Sofia Pita e Costa e Dra. Cristina Freitas, juristas da apDC, António
Anselmo e Dr. Joaquim Serra, presidente e vereador da Câmara Municipal de Borba,
respetivamente.
O Gabinete de Informação ao Consumidor
visa prestar informação sobre conflitos de consumo, rececionar reclamações e
estabelecer mediação entre o consumidor e fornecedor, e promover e apoiar ações
socioeducativas na área de defesa do consumidor junto da comunidade.
De acordo com o Regime Jurídico das
Autarquias Locais, os municípios dispõem de atribuições no domínio da defesa do
consumidor, cabendo-lhe promover ações de informação e a tutela dos direitos do
consumidor, instituir mecanismos de mediação de litígios de consumo e apoiar as
associações de consumidores. Ainda de acordo com a Lei de Defesa do Consumidor,
incumbe aos municípios a constituição de um Serviço Municipal de Informação ao
Consumidor.