O conceito criado na elaboração da identidade corporativa do Município de Borba deve-se sobretudo à própria origem da palavra Borba.
Dita a lenda que o nome Borba surge ligado à fonte que se encontrava no interior das muralhas do castelo e que nela abundavam uma espécie de peixes - os barbos.
Baseado na lenda, criou-se uma estrutura iconológica, a letra b (referente à palavra Borba e não só). Nesta (letra b), esculpiu-se uma torre (alusiva às portas do Castelo) e dois peixes (barbos) em perfeita união e equilíbrio, que de uma forma simples e minimalista, tentam criar um ícone visual alusivo à dita lenda e à própria essência da palavra Borba.
Porquê o b?
Em primeiro lugar porque é a inicial da palavra Borba, mas a letra b poderá ser explorada de uma forma mais vasta e tem associada a si uma conotação muito positiva, vejamos:
- b de beleza, belo, bela, bonito, bonita; - beleza da paisagem, bela cidade, etc...
- b de bom, boa; - bom vinho, boa gastronomia, bom dia, boa noite, bom apetite...etc...
- b de bem estar;
- b de bem-vindo
- etc
Com base neste sentido conotativo da letra b, poderemos desenvolver um grande conceito de marketing promocional e turístico para o nosso concelho.
Psicologia da Cor:
Verde: simboliza a natureza, o crescimento, a fase de ascensão. Está directamente relacionado com a criação da nossa imagem.
De uma forma clara ilustra também os nossos campos que em grande parte do ano se mantêm verdes (as vinhas, os olivais, a serra).
O verde capta o olhar e como não precisa de ajuste é, por isso, uma cor tranquilizante. É a cor do equilíbrio - muito mais do que a maior parte das pessoas pode pensar. O verde tranquiliza-nos a um nível primário.
Sinónimo de harmonia, equilíbrio, frescura, amor universal, recuperação do descanso, segurança, consciencialização ambiental, equilíbrio, paz.
Preto: Funciona como a base estrutural do Logotipo.
Sinónimo de poder, modernidade, sofisticação, formalidade e elegância.