Ecopontos
Cada ecoponto é constituído por três contentores distintos, adaptados aos diferentes materiais a que se destinam, particularmente no que diz respeito aos orifícios de introdução de cada um dos contentores. Sendo assim, os resíduos são separados nas seguintes frações:
- Papel e cartão - contentor de orifício de introdução de cor azul;
- Vidro - contentor de orifício de introdução de cor verde;
- Embalagens de plástico e metal - contentor de orifício de introdução de cor amarela;
Junto destes ecopontos, podemos encontrar também um outro mais pequeno: o pilhão. Este tipo de ecoponto serve exclusivamente para a colocação de pilhas.
O que colocar no Ecoponto?
No ecoponto devem ser colocadas apenas embalagens:
Ecoponto Amarelo
Latas de bebidas, latas de conserva, pacotes de leite e bebidas, iogurtes, aerossóis vazios, tabuleiros de alumínio, garrafas, garrafões e frascos de plástico, sacos de plástico e esferovite limpa.
Não colocar
Embalagens de produtos tóxicos ou perigosos; eletrodomésticos; pilhas e baterias; objetos que não sejam embalagens, por ex.: tachos e panelas, talheres, ferramentas, etc.
Ecoponto azul
Embalagens de papel e cartão. Apesar de não serem embalagens também deverá colocar jornais, revistas e papel de escrita e impressão.
Não colocar
Embalagens de cartão com gordura, sacos de cimento, embalagens de produtos químicos, papel de alumínio, papel autocolante, fotografias, fraldas, papel absorvente por ex.: papel de cozinha, guardanapos e lenços de papel.
Ecoponto verde
Garrafas, frascos e boiões de vidro.
Não colocar
Loiças e cerâmicas (copos, pratos, chávenas, etc), janelas, espelhos, vidraças, lâmpadas e materiais de construção civil.
Nota importante: Antes de colocadas no ecoponto, as embalagens devem ser sempre bem escorridas e espalmadas para reduzir o espaço que ocupam quer em casa quer no ecoponto.
Encontre aqui o ecoponto mais próximo de si.
Óleos alimentares usados
Os óleos alimentares usados depois de usados na fritura dos alimentos, tornam-se num poluente nocivo.
Como destino final, são frequentemente depositados no lixo ou lançados na rede de esgotos, causando graves problemas nas canalizações dos edifícios e nas estações de tratamento de águas residuais, provocando a poluição das águas, bem como dos solos.
Este óleos, exclusivamente óleos alimentares usados e nunca azeite ou óleos lubrificantes de motores, devem ser guardados numa garrafa de plástico, não devendo ser colocados óleos quentes, fechar muito bem a garrafa e coloca-la no oleão mais próximo.
Os oleões encontram-se nos seguintes pontos do concelho:
- Av. 25 de Abril;
- Largo do Pelourinho;
- Urbanização da Cerca;
- Largo do Cemitério (Santiago de Rio de Moinhos);
- Rua da Estação (Santiago de Rio de Moinhos);
- Largo da Igreja (Orada).