Festa da Vinha e do Vinho

Borba cresceu com o vinho e este deu o mote para o momento mais alto de FESTA no concelho. Há 25 anos que se celebra a Festada Vinha e do Vinho, de Borba, trazendo à nossa cidade centenas de visitantes durante os nove dias do certame.
Promove-se o Vinho e a Viticultura nos mais diversos misteres e saberes, desde logo:
- Associado à gastronomia tipicamente alentejana e Borbense, nos restaurantes presentes na Festa, nos petiscos e Circuito das Tascas e nos concursos gastronómicos associados e muito participados, quer no recinto do evento quer na maioria dos restaurantes de Borba;
- Aliado aos produtos regionais certificados e de excelência: os queijos, os enchidos, o azeite ou o pão, entre outros, em Provas organizadas e informais que decorrem durante todos os dias na Festa.;
- O Vinho de Talha, fruto de saberes ancestrais, com mais de dois mil anos de história, feito ainda na nossa terra, em várias das Adegas particulares e antigas. No primeiro dia da Festa convidamos todos o provar “Vinho de Talha”, feito na Adega antiga do Município.
 Em Novembro, Borba é a capital dos Vinhos do Alentejo!
Durante os 9 dias da Festa está garantida muita animação (desde os espetáculos musicais em palco à animação de rua e às provas desportivas), tasquinhas e excelente gastronomia, produtos regionais certificados (azeite, queijos, enchidos, entre outros), artesanato e provas de vinhos.
A Festa é organizada pelo Município de Borba, em conjunto com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e a ATEVA – Associação dos Técnicos dos Viticultores do Alentejo.
Este é um EVENTO com enorme história em Borba e no Alentejo e pretende o Município com esta ação promover o melhor do concelho, chamando a Borba os visitantes nacionais e estrangeiros (em especial, os vizinhos espanhóis).​