Ervas & Companhia

Em 2014, o Município de Borba e a Casa da Cultura da Orada (com o apoio da Junta Local) retomaram a temática das PAM e revitalizam a antiga “Feira de Ervas Alimentares”, num novo Evento, agora com o nome de Ervas & Companhia.
Evento anual, de âmbito regional, que procura promover e aliar o saber popular da freguesia e região com o conhecimento científico das Plantas Aromáticas, Medicinais e Alimentares.
A gastronomia local recorre às ervas e plantas que crescem espontaneamente pelos campos para diversificar os pratos confecionados e melhor apaladar gostos e sabores.
Partindo desta ancestral premissa, o Município de Borba, em parceria com a Casa da Cultura da Orada  e a Junta de Freguesia local organiza o evento, que durante dois dias, dinamiza um Mercado Tradicional de Ervas, Produtos Regionais, Artesanato e Gastronomia, no Largo da Igreja, acompanhado de atividades relacionadas com a temática, como sejam: Passeios Pedestres à Descoberta das Ervas, Ementas típicas, Palestras e Exposições, Concurso e Prova de Sopas Tradicionais confecionadas pelas gentes da aldeia e muita animação com Cantadores de Saias, Folclore, Música Tradicional e Popular, Torneios de Malha e Xito, entre outros.
Pretende o Município com esta ação promover o melhor do concelho, chamando a Borba os visitantes nacionais e estrangeiros (em especial, o crescente número de apreciadores deste segmento da gastronomia e atividades de ar livre) na Primavera, altura por excelência, da floração dos campos, onde não faltam atrativos para passear pela natureza.
O Certame tem sido promovido através de cartazes e pendões, assim como na Internet e nas redes sociais, por agora, apenas em português.
Durante o certame, o atendimento oficial ao visitante é personalizado.

Realiza-se no 2º fim de semana de maio.