Medidas implementadas pelo Município de Borba no âmbito do COVID-19

Medidas Gerais

- Aprovação e disponibilização no site do Município, no dia 9 de março, do Plano de Contingência para Infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2);

- Higienização e desinfeção de espaços públicos no concelho. Um trabalho realizado em colaboração com a Junta de Freguesia Matriz, que tem disponibilizado também os seus meios humanos e materiais;

- As cerimónias fúnebres – respeitando as normas de distanciamento social (as cerimónias fúnebres decorrem apenas do cemitério/crematório, em urna fechada, na presença apenas dos familiares diretos do falecido).

- Articulação com as instituições bancárias com o intuito de serem colocados dispositivos doseadores para desinfeção das mãos junto das caixas multibanco.

 

Medidas Internas

- Adoção do regime de teletrabalho, sempre que as funções dos trabalhadores possam ser desenvolvidas dessa forma;

- Adoção do horário em jornada contínua, em turnos desencontrados, dos trabalhadores a desempenhar funções presencialmente nos serviços municipais;

- Disponibilização de um doseador com gel desinfetante em cada gabinete;

- Disponibilização de luvas, máscaras e viseiras a todos os funcionários, conforme necessidade.

 

Medidas relativas aos espaços e eventos públicos

- Encerramento ao público das Piscinas Municipais, Biblioteca Municipal, Oficina da Criança, Posto de Turismo e quaisquer outros equipamentos desportivos e culturais de uso público;

- Cancelamento de todos os eventos programados até final de junho.

- Encerramento da Tesouraria Municipal, só admitidos pagamentos através de Caixa Multibanco ou por Transferência Bancária;

- Redução dos atendimentos presenciais às situações em que o mesmo se revele absolutamente imprescindível e inadiável e não possa ter lugar por contacto telefónico ou por email;

- Suspensão imediata do funcionamento dos espaços de jogo e recreio cuja gestão pertence ao Município de Borba e das bancas do Mercado Municipal de Borba;

- Encerramento das instalações sanitárias públicas sitas no jardim municipal e dos lavadouros municipais de Borba e do Barro Branco.

 

Medidas de Apoio às Famílias e à Comunidade

- «Fique em casa, nós vamos por si»

O Serviço de Ação Social do Município em colaboração com as quatro Juntas de Freguesia, colocam à disposição dos grupos mais vulneráveis, a medida "Fique em casa, nós vamos por si".

 

- «Vizinho do lado»

O Serviço de Ação Social do Município apelo ao espírito de entreajuda e de solidariedade de todos os Borbenses.

 

- «Vai ficar tudo bem» - linha de apoio psicossocial

Esta linha tem como objetivo prestar apoio psicossocial a indivíduos e famílias, por forma a minimizar o impacto negativo provocado por esta pandemia e contribuir para uma maior resiliência face à situação atual.

 

- Prolongamento nos prazos de faturação

A faturação emitida pelo Município, após 09 março (água, saneamento e resíduos, bem como para as rendas municipais), poderá ser paga até 30 de junho de 2020 sem qualquer penalização.

 

- Espaço de Isolamento/Quarentena

O Município de Borba tem vindo a preparar o pavilhão Gimnodesportivo e a mobilizar os recursos necessários, transformando-o num Espaço de Isolamento. O espaço está programado para o acolhimento de cerca de 50 pessoas e poderá ser acionado assim que a Autoridade de Saúde o determinar por qualquer necessidade que venha a surgir no âmbito da situação pandémica COVID-19.

 

- Ensino à distância

Em articulação com o Agrupamento de Escolas de Borba, foi feito um levantamento das necessidades dos alunos que não possuem meios informáticos (ligações à internet ou equipamentos).

Assim e no âmbito do" Plano Integrado e Inovador de Combate ao insucesso Escolar", o Município de Borba vai adquirir 120 computadores e prevê distribui-los aos alunos referenciados, dos 3 ciclos do Ensino Básico, durante a próxima semana. 

 

Medidas de Apoio às IPSS e demais entidades com atuação na linha da frente

- Cooperação com a CIMAC

Entre os 14 municípios do Alentejo Central e alguns particulares, foi reunido um apoio de cerca de 300 mil euros. 146 280 euros permitiu a aquisição de 6 ventiladores para o HESE. O restante valor serviu para a aquisição de Equipamento de Proteção Individual necessários, como máscaras, luvas, fatos, desinfetante, para os próprios municípios e Instituições Particulares de Solidariedade Social dos concelhos.

 

- Cooperação com a Ernesto São Simão, da Maia

Através do voluntariado e em colaboração com o Municipio de Borba, a firma A Ernesto São Simão, da Maia, cedeu 1000 viseiras que visavam cobrir as necessidades desta zona alentejana.

 

Medidas de Apoio às Empresas e Comércio Local

- Empresas e Comércio com rendas municipais

Isentar e ou reduzir as rendas dos espaços municipais aplicadas aos meses de abril a junho (Espaços fechados – isentos; em regime de take-away – pagam 25%; outros – pagam 50%).

- Atendendo ao decorrer da situação pandémica, estão previstas a adoção de medidas que visam atenuar as dificuldades de todas as empresas do concelho, nomeadamente o não pagamento de taxas e ocupação dos espaços públicos.

 

O Município continua a monitorizar de uma forma objetiva as situações e necessidades do concelho e das suas gentes.